terça-feira, 27 de março de 2012

BOM MESMO É RECEBER NOTICIAS DE NOSSOS EX-ALUNOS E SUAS CONQUISTAS.


EX-ALUNA - Mestra em quimica analítica e Eliene Leandro de Araújo 




Estudei todo o meu ensino médio na Fundação Educacional Libanesa (Atual AEPRON) e o que posso dizer dessa escola é que ela foi um lugar onde encontrei professores que exerceram sua profissão com total maestria, de forma cativante, que me orientaram, me guiaram na busca de muito conhecimento. O lema da escola faz jus ao objetivo que ela sempre propôs: “Educar para a vida”. A formação de seu corpo discente é centrada não só no repasse de conteúdos programáticos como também na formação de seres humanos (no real sentido da palavra) dotados de responsabilidade e com capacidade de amar e respeitar ao próximo. Foi nessa escola que vivi a melhor época de minha vida estudantil e, é claro, sempre com muitas e boas histórias para contar: o que dizer da turma super engraçada onde dei boas gargalhadas, onde fiz poucos, mas ótimos amigos.
Palavras são insubstituíveis para expressar tamanha gratidão que tenho por todos os meus professores (sem exceção). Márcio Roney, com seu jeito cativante e engraçado de ensinar fez-me apaixonar pela química e biologia, era a chamada “aula do entusiasmo”. É impossível lembrar dele sem que venha à mente os macetes de Química que tornavam as aulas bem mais interessantes e menos tediosas...Sem sombra de dúvidas me influenciou na escolha de minha profissão da qual sou apaixonada. Pela belíssima forma de ensinar a gramática e a Literatura, D. Noronha me fez aprender a desenvolver um grande amor por poemas, estilos literários (Arcadismo, Romantismo, Trovadorismo, dentre outros) do qual jamais esqueci, cujos poemas guardo ilesos em minha memória. Valter com seu jeito sério, mas um profissional excelente, competente, responsável e muito sábio; Josemá com suas brincadeiras e um conhecimento matemático de dar inveja e, que, infelizmente nos deixou com muitas saudades; David com seu jeito irreverente e um enorme poder de retórica e argumentação, ajudou a escola a angariar o Prêmio: Viagem Nestlé pela Literatura em 2001, prêmio esse do qual tenho orgulho de ter feito parte da seleção e ter participado por três vezes consecutivas; Hildenê (favo de mel em pessoa) com seu jeito meigo de ensinar as suas “crionças”, apelido carinhoso que ela nos chamava; Prof. Natividade com sua ternura ao falar de Deus; Prof.Vagner (meu professor fascinante) bem eu sou suspeitíssima para falar dele porque eu amo demais esse profissional! Admiro-o muito! Ele é excepcional! Agradeço muito a ele todo o apoio e incentivo; Auxiliadora nos aproximando da mãe das Ciências e dos grandes filósofos. Posso afirmar categoricamente que foi um lugar que me fez amadurecer muito e me proporcionou momentos maravilhosos, que ficarão pra sempre guardados na memória e no meu coração de uma forma muito especial... Saudades de um tempo bom que não volta mais, contudo deixou lembranças deliciosas... Bem doces!



Fiz meu ensino médio na Fundação Educacional Libanesa (Atual AEPRON) onde ao término prestei vestibular para Química na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em 2004. Sendo aprovada, cursei Licenciatura Plena em Química, curso este no qual me graduei em 2008. Em 2007, resolvi prestar novamente vestibular  para o curso de Medicina Veterinária passando dessa vez na Universidade Federal do Piauí, curso no qual cursei por apenas dois anos e resolvi trancar no intuito de fazer pós graduação. Com muito sonhos na bagagem, prestei exame na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) que fica situada na cidade de São Carlos-SP, cidade essa conhecida por conter o maior número de doutores por metro quadrado no País. A influência da pesquisa nessa cidade é de tamanha expressão, que recebe a menção de ser chamada de "capital da tecnologia" por conter duas das principais Universidades do País (USP e UFSCar). Em 2009, prestei exame para o Mestrado em Química Analítica, sendo aprovada com bolsa do CNPq, que logo em seguida, por análise curricular, obtive uma bolsa de maior respaldo (FAPESP), cuja prioridade desse órgão é fornecer bolsa somente para bons alunos, isentos de qualquer tipo de reprovação, com bom histórico de graduação e com um bom projeto de pesquisa. Meu mestrado foi realizado sob a supervisão da prof. Dra. Ivani Aparecida Carlos e o título de minha dissertação foi: Estudo da Influência do glicerol no processo de deposição de ligas Zn-Mn e nos depósitos de Zn-Mn", cuja defesa de trabalho deu-se em 18 de fevereiro de 2009, onde fui considerada aprovada com o título de Mestre em Química Analítica. Em 2011, prestei exame para o Doutorado em Química Analítica e Inorgânica na Universidade de São Paulo (USP) campus de São Carlos-SP, onde mudei de linha de pesquisa e atualmente estou trabalhando com o desenvolvimento de materiais bioadsorventes derivados de quitosana e caracterização por técnicas de infravermelho, análise elementar, espectroscopia Raman, RMN H1 e C13, e técnicas termoanalíticas (TG, DTA e DSC) sob a supervisão do Prof. Dr. Éder Tadeu G. Cavalheiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário