sábado, 25 de fevereiro de 2012


UFMA recebe a Olimpíada Maranhense de Matemática - 2010


A Associação Educacional Professora Noronha conseguiu levar à São Luis 3 alunos: Um do 8º ano e dois do 9º ano do Ensino Fundamental, respectivamente Luis Arthur, Nathalia Leite e Eduardo Aguiar.












quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Aconteceu na  26 de Setembro e 1 de Outubro de 2010, a X Escola de Astronomia da OBA, realizada pelo CCD (Corpo de Criação e Desenvolvimento da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica).

O evento contou com a participação de 784.390 alunos, distribuídos em um total de 9.512 escolas. 

No Nível 4, que contou com estudantes do Ensino Médio, participaram cerca de 100.000 alunos. Dentre eles o aluno  MARCOS SANTANA DE OLIVEIRA, ficou entre os 125 selecionados para a X Escola de Astronomia da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) que acontecerá na cidade de Águas de Lindóia, SP.

Marcos Santana, sua mãe Vanusa Oliveira e Professora Hilma Noronha (à caminho da cidade de Águas de Lindóia)





A Agência Espacial Brasileira (AEB), por meio do programa AEB Escola, promoveu, entre os dias 26 de setembro e 2 de outubro de 2010, em São José dos Campos (SP), a VI Jornada Espacial.

O evento é um prêmio aos estudantes mais bem colocados nas questões de Astronáutica da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) dentre esses estava nosso aluno do 3 ano do Ensino Médio Gustavo Dias Macedo.

 Esse encontro tinha como objetivo despertar nos jovens o interesse pela área espacial, revelar novos talentos e permitir aos alunos um contato direto com pesquisadores das áreas de Astronomia e Astronáutica. 

Na ocasião  participaram da Jornada 49 alunos e 50 professores de escolas públicas e particulares de 23 estados brasileiros e do Distrito Federal.


Aluno:Gustavo Dias Macedo


Professor: David da Silva de Morais






quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A UNESCO no Brasil premiou no dia 10 de novembro de 2011, durante as celebrações do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, comemorado mundialmente nesta data, estudantes do Ensino Médio que concorreram no Concurso de Trabalhos Escritos e Desenhos de 2011, cujo tema foi Química: nossa vida, nosso futuro. Os três primeiros colocados e seus professores ganharão uma viagem nacional com todos os custos pagos para conhecer instituições de ensino e pesquisa no Brasil.
Foram mais de 120 trabalhos escritos recebidos e outros 440 desenhos, que vieram de diversas unidades federativas do Brasil.
 A cerimônia de premiação começou com palestra do professor Gerson Mol, doutor em Química e da Universidade de Brasília que mostrou de forma muito interessante como a química está presente em nosso cotidiano. Logo em seguida, tivemos a apresentação do grupo Ciência em Show, grupo de cientistas que apresenta experimentos científicos no formato de esquetes de teatro.
Por fim, durante a cerimônia foi lançado o livro do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento de 2011, que publica os trabalhos escritos e desenhos vencedores deste ano, inclusive de nossa aluna:

Menção Honrosa
"Um dia irei mudar o mundo"
Juliana da Silva Lavor (autora) e
Vagner Barbosa de Lima (professor-orientador)









sábado, 11 de fevereiro de 2012










MAIS UMA VEZ FOMOS CONTEMPLADOS COM O SELO ESCOLA SOLIDÁRIA DO INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO.


Projeto que identifica, reconhece e fortalece as escolas brasileiras como núcleos de cidadania em suas próprias comunidades.
Criado em 2003, o Selo Escola Solidária reconheceu 23.688 escolas de educação básica, públicas e particulares, em todos os Estados brasileiros.
O Selo Escola Solidária é uma realização do Instituto Faça Parte em parceria com MEC (Ministério da Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Unesco, OEI e Unicef e acontece a cada dois anos.

A TURMA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO 2011, ESTÁ DE PARABÉNS:






Mais retrospectivas 2011.
A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA (OBA) é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com Eletrobras Furnas.
Tivemos duas premiações:
 Marcos Santana de Oliveira e
Francisca Laura Ferreira de Souza.
Orientador: Prof. Vagner Lima







RETROSPECTIVASSSSSS 2011...




A Maratona Maranhense de Química, instituída pela Associação Brasileira de Química, visa estimular a participação de alunos do ensino médio no contexto educacional do Ensino de Química, abrindo perspectivas a esses alunos, de melhor aplicabilidade dos fenômenos químicos observados e despertar o interesse dos mesmos a seguirem a carreira da Ciência Química e/ou de Engenharia Química. 
1º ANO
Bheatriz Pereira Valverde – Medalha de ouro
Wanderson Alefe Silva Ribeiro – Medalha de bronze
2º ANO
Douglas Martins Carneiro – Menção honrosa
Ananda Kallynk Linhares Barros – Menção honrosa
Juliana Feitosa Chaves – Menção honrosa
Keylla Ribeiro da Silva – Menção honrosa
Matheus Felipe da Silva Machado – Menção honrosa
3º ANO
Érica Regina Rodrigues da Silva – Medalha de ouro
Marcos Santana de Oliveira – Medalha de ouro
Francisca Laura Ferreira de Souza – Medalha de bronze
Brenda Dias Marques – Menção honrosa


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Agora em Novembro de 2011 foi  a vez de Luis Henrique, Marcos Santana, Larissa e Laura Sousa (todos do 3º ano do Ensino Médio - 2011) a viajarem à cidade de Passa Quatro - MG, para demonstrarem a performance de seu foguete, acompanhados dos professores Márcio Roney e HIlma Noronha.


Na Olimpíada Brasileira de Química Júnior – OBQJR, com resultado em novembro de 2011, nossos alunos do 9º ano/2011 foram agraciados com medalha de bronze, com as alunas Idália Maria Barbosa do Nascimento (89 Pontos) Ee Narjara Sâmya Rodrigues Pereira (86 Pontos). E Além delas, outros 10 alunos receberam Mensão Honrosa por seus excelentes trabalhos (Euller Reis Farias, Larissa Fonseca Chaves, Izadora Maria Leal Gomes, João Marcos Lima Garcia, João Gabriel Matos Serra, Marília De Moraes Barros, Tereza Cristhina De Matos Pereiraletícia Lara Ramos Lima, Luis Arthur Coutinho De Brito E Beatriz Rafaela Rodrigues Leitão.

Nossos alunos, Eduardo Silva Aguiar, Luis Henrique Lemos dos Santos,  Marcos Santana de Oliveira, Larissa Fernanda Soares Lima, Antonio Santana de Oliveira, Marcos Kleber Silva Diôgo,  tiveram excelente colocação  para a fase presencial da 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), no Museu Exploratório de Ciências - UNICAMP,  nos dias 15 e 16 de outubro. Composta por cinco fases online e uma presencial, a competição envolve professores e alunos na resolução dos problemas propostos, com o objetivo de estimular o conhecimento e o estudo, despertando talentos e aptidões. 

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Retrospectiva 2011...


As alunas Luanne Lorena(2º ano do Ensino Medio-2011) e Francisca Laura Sousa(3º ano do Ensino Medio-2011)  conquistaram os 2º e 3º prêmios, respectivamente, do 40º Concurso Internacional de Redação de  Cartas no ano de 2011...
Essa foi a primeira vez , durante esses 40 anos de existência do concurso, que um único estado da federação brasileira (o Maranhão), foi agraciado com dois títulos simultaneamente da mesma escola.